Prateleiras Empoeiradas

Em cidade grande frequentei mercadinhos de bairro, e me lembro muito bem de, não raramente, encontrar nas prateleiras alguns produtos com nenhum giro, com grossa camada de poeira. A poeira indicava exatamente a falta de interesse dos clientes pelo produto, e isso certamente tinha seus motivos. De qualquer forma, um produto empoeirado causa repulsa, e não é o que você esperaria encontrar em uma prateleira, porque além da provável rejeição, você tende a não comprar tais produtos julgando também a falta de cuidado do lojista. A poeira indica abandono.

Algo semelhante ocorre nas lojas virtuais, mas fica mais difícil para o lojista perceber seu erro, porque fotos aparentemente não têm data de vencimento, e o lojista acredita que basta manter o site no ar para que ele venda. Inocente engano!

Quando você consegue a proeza, depois de muito investir, tempo e dinheiro, de trazer seu candidato a cliente pela segunda ou terceira vez ao site, e ele percebe tudo igual, tudo no mesmo lugar, produtos, ofertas, a reação dele é semelhante à do cliente que encontra prateleiras ou produtos empoeirados. A impressão que fica é que a sua loja está abandonada, ou que seus produtos não vendem e estão com validade vencida ou próxima de vencer (ainda que não sejam perecíveis). Seu esforço acaba de se tornar nulo.

É verdade que algumas áreas são mais suscetíveis que outras a esse fenômeno, mas de uma forma geral, o visitante sempre espera comprar em uma loja em que outros também compram, pois a estagnação de uma loja mostra rejeição e isso é um forte indicativo de péssimos negócios.

Apenas para deixar claro, algumas coisas devem estar sempre no mesmo lugar, sob o risco de comprometer a ergonomia do site e dificultar a compra, então estamos falando do que realmente deve ser dinâmico no conteúdo de uma loja virtual, que é tudo relacionado aos produtos e promoções.

Vamos a alguns dos problemas mais comuns, seguidos de algumas dicas para resolvê-los em sua loja virtual de forma prática.

Vitrine

Sua vitrine de produtos, ou a forma como você os mostra e destaca, não pode ser a mesma por muito tempo. Ao ver os mesmos produtos, nos mesmos lugares em várias visitas, o consumidor conclui que sua loja não recebe nenhum tipo de atualização. A cada nova visita, salvo tenha voltado pra comprar um produto que já tinha sido visto anteriormente, o visitante quer ver novidades, coisas que ele não tinha visto ainda. Ainda que
seja o caso de um retorno para comprar algo visto anteriormente, isso costuma ocorrer num intervalo muito pequeno de tempo, e assim é muito provável que o visitante não tenha dificuldades para encontrar o que deseja.

Fato é que, visitas ocasionais ocorrem justamente para que o consumidor veja as novidades, e nesse ponto, principalmente lojistas pequenos ou iniciantes costumam não atender a essa expectativa do consumidor.

Alterne os produtos em destaque, elegendo-os semanalmente, de acordo com sua estratégia. Como critério podem ser destacados produtos mais vendidos na semana, ou até mesmo lançamentos mais recentes. Na falta de um motivo para o destaque, faça aleatoriamente, mas não deixe de efetuar mudanças, porque isso já proporciona algum dinamismo em seu site e traz ao visitante recorrente a impressão de que seus produtos também têm boa rotatividade.

Imagine-se como um pedestre, que passa diariamente em frente a uma loja. Você aprecia a vitrine, muito bem elaborada, mas depois de passar por ela dezenas ou centenas de vezes, todos os dias, ela passa completamente desapercebida por você, porque você já se acostumou com a disposição e a aparência. Quando é que você terá novamente a atenção capturada pela
vitrine dessa loja? Claro! Assim que perceber uma alteração significativa, os novos produtos ou no mínimo o novo layout chamará sua atenção e você novamente notará a loja.

Algumas coisas no comércio eletrônico funcionam de forma semelhante ao comércio convencional, e uma delas é a elaboração de uma boa vitrine. Embora indispensável, não adianta uma vitrine muito bem elaborada, se ela for estática. A vitrine é a responsável por chamar a atenção do cliente para que ele decida entrar na loja. Na sua loja virtual, ocorre exatamente esse fenômeno, com uma diferença importante, pois os consumidores não
costumam passar por sua loja virtual obrigatória ou acidentalmente, como ocorre nas lojas físicas, então suas raras oportunidades não podem ser desperdiçadas.

Promoções

Por melhor que seja sua promoção, se ela durar muito tempo, deixará de ser promoção e passará a ser preço normal de venda. Por isso é importante que suas promoções sejam dinâmicas, atualizadas pelo menos semanalmente, para que o consumidor perceba a frequência e passe e visitar sua loja de maneira mais sistemática.

Ao perceber uma rotatividade nas promoções, o consumidor é incentivado a voltar mais vezes ao site, na expectativa de em algum momento encontrar um produto que seja de seu real interesse com preço diferenciado, e então efetivar uma compra.

Datas comemorativas

Sempre que possível, personalize a aparência de sua loja, levando em conta as mais diversas datas comemorativas, tais como Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Festas Juninas, Aniversário da Loja, Dia da Independência, Natal e outras. Em uma rápida busca na Internet você encontrará calendários bem completos com as datas comemorativas mais exploradas pelo comércio.

Essa personalização pode incluir a criação de banners promocionais, mudança completa dos produtos em destaque, promovendo os que se relacionam mais com a data, mudança nas cores e até alguns detalhes que transformem o ambiente da loja virtual, assim como se costuma fazer numa loja física.

Você se lembra das bandeirinhas coloridas penduradas nas lojas no período de festas juninas? E o chão repleto de confete durante o carnaval? Essa pode ser exatamente a sua inspiração.

Embora pareça algo despretensioso, a reação dos visitantes a um site personalizado para determinada data comemorativa é semelhante à percebida nas lojas físicas, chamando a atenção do público e despertando a curiosidade.

Avise o público sobre as mudanças

Sempre que você promover mudanças relevantes em sua loja, como a renovação da vitrine, novas promoções ou personalização para data comemorativa, é muito importante que seus clientes sejam avisados, para que visitem o site e vejam todas as novidades. Essa é a
hora de utilizar seu cadastro de clientes e interessados para fazer um e-mail marketing, muito bem elaborado e relevante, destacando as principais ofertas e convidando-os a visitar a loja para ver muito mais.

Lojas virtuais dinâmicas aparentam ser movimentadas. O público tem uma atração por lojas movimentadas, porque lojas cheias geralmente são sinônimo de possibilidade de ótimos negócios, lojas vazias, por outro lado, deixam o consumidor desconfiado.

Anderson

Formação acadêmica em Sistemas de Informação, desenvolvedor de sistemas desde 1998, desenvolvedor Web desde 2003, proprietário de uma agência de desenvolvimento de soluções para Internet. Cursando Pós-graduação em Marketing Digital e Docência no Ensino Superior. Cursando Mestrado em Computação Aplicada. Sempre um apaixonado por Internet e por ensinar, desenvolvo e treino pessoas com muito carinho. Além disso, tenho publicado livros que são usados como material de apoio em instituições de ensino renomadas. Publicações (livros): Vender na Internet: Por onde começar? - Editora SENAC SP. Vender na Internet: Segredos para vender muito! - Edição do autor. PHP para Iniciantes: Comece a programar hoje mesmo! - Edição do autor. Mais de 450 alunos em cursos online.

Deixe uma resposta